Como seu balde pode diminuir o consumo de água

Há tempos uso um balde para captar água enquanto o chuveiro esquenta e depois reutilizo essa água para dar descarga no vaso sanitário (basta jogar a água na privada), lavar alguma roupa e até mesmo lavar o pé antes de dormir (tenho essa mania). É um processo com complexidade tecnológica próxima a zero, mas que, vim a descobrir no auge da crise hídrica de São Paulo, permite o reuso de cerca de 10 a 15 litros de água (depende do tamanho do seu balde) que, do contrário, seriam desperdiçados. Mais do que isso, em alguns casos como, por exemplo, para descarga, a água do balde permite que 20 litros deixem de ser utilizados.

Isso não significa que, em razão dessa economia, eu dê carta branca para que meu marido e eu deixemos de adotar outras medidas para reduzir o consumo de água no banho como, por exemplo, passar menos tempo no chuveiro e desligar a água para se desensaboar. De qualquer forma, a possibilidade de reutilizar alguns litros d’água me fez orgulhosa do meu balde e, por isso, passei a utilizá-lo de outras formas para reduzir o consumo de água no dia a dia:

– Deixar a louça de molho com detergente antes ou depois de ensaboar, assim a sujeira amolece e gasta-se muito menos água na lavagem (lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta consome 120 litros de água).

– Lavar o carro com balde e pano ao invés de uma mangueira, permite que o consumo de água na lavagem caia de cerca de 200 para 40 litros.

– Lavar a calçada com balde e vassoura ao invés de mangueira, pode que até 250 litros de água sejam economizados.

E você? Tem mais alguma dica de como utilizar o seu balde para economizar água? Entre no www.atitudeconsciente.com e compartilhe conosco.

2 avaliações

  1. Outras utilidades dos baldes.

    – Guardar a água que saí da máquina de lavar roupas e reutilizar para lavar o quintal ou a calçada com balde e vassoura ao invés de mangueira.
    – Água que são lavadas as verduras e legumes guardar no balde e utilizar para regar plantas em vasos ou jardim.
    – Usar baldes para coletar água da chuva e guardar em um recipiente fechado e depois usar para lavar quintal, calçadas ou molhar as plantas.

    1. Muito obrigada por contribuir com mais dicas, Sergio!

Escreva um comentário e faça sua avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *